Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Fanfics



Sabe aquela sensação de quando você acaba um livro? Aquela que dá um certo nó na garganta ou até mesmo um desconforto pelo corpo?

Essa sensação pode ser causada por diversas coisas: ou porque a história não se desenvolveu e acabou da maneira com imaginávamos, ou simplesmente porque o livro era tão bom que você queria que houvesse mais mil páginas.

Porém, há uma solução um tanto divertida para isso. Chama-se fanfiction, e o termo vem do inglês, onde a tradução seria ‘ficção criada por fãs‘. Tratam-se de contos ou até mesmo de romances criados por terceiros, e não fazem parte do enredo oficial da história em que se baseiam.

A fanfiction nasceu com a popularização da internet, onde os escritores desse tipo de literatura encontraram uma maneira mais prática de atrair fãs e pessoas com os mesmos interesses.

Com os avanços dos mecanismos de busca, tornou-se muito mais fácil achar esses sites dedicados às fanfics (abreviação do termo). Contudo, os sites eram destinados somente a um tipo de gênero (por exemplo, “Harry Potter”). Mas, com o tempo, a popularidade das fanfics foi crescendo ao tal ponto que é possível encontrar mais de mil gêneros em um único site.

Porém, não há apenas contos sobre e romances baseados em livros. Há uma enorme quantidade de fanfics sobre mangás e quadrinhos, filmes e seriados, jogos, quadrinhos e até de reality shows.

O grande fenômeno “Harry Potter” foi o responsável pela rápida e enorme popularização das fanfics. Há mais de 506.189 fanfics publicadas sobre a saga do bruxinho hoje em dia.

Um site bem bacana, para aqueles que gostariam de começar a ler fanfics, é o fanfiction.net. Um site americano legalizado, que foi criado em 1998 pelo estudante de programação Xing Li. Em 2004, uma média de 118 mil pessoas ao redor do mundo eram registradas nesse site, sendo que 80% delas são mulheres.

Por Rebeca Magalhães
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário